Visita Oficial do Ministro da Defesa do Reino da Espanha, D. Pedro Morenés Eulate a Cabo Verde

Visita Oficial do Ministro da Defesa do Reino da Espanha, D. Pedro Morenés Eulate a Cabo Verde

18/06/2014

O Ministro da Defesa Nacional, Dr. Jorge Homero Tolentino Araújo, recebeu ontem, 17 de Junho, em Visita Oficial, o seu homologo espanhol, D. Pedro Morenés Eulate, num encontro que serviu para reforçar as boas relações existentes entre os dois países, no domínio da defesa, e perspectivar o futuro, tendo por base as novas ameaças à segurança e estabilidade mundiais.

Para o Ministro da Defesa Nacional de Cabo Verde se Cabo Verde conseguir alargar a sua área de jurisdição marítima, o país gostaria de ver incrementada o apoio do Reino de Espanha para enfrentar com sucesso os desafios que poderão advir, sobretudo na questão da protecção dos recursos marinhos.

“Isto significa, por conseguinte, termos de poder contar com o apoio mais reforçado dos nossos parceiros tradicionais nesta área de segurança marítima e a Espanha é um dos parceiros mais constantes”, disse.

O governante espanhol garantiu que Espanha está disponível para continuar a colaborar com Cabo Verde no desenvolvimento de estratégias nas áreas de defesa e segurança e de forma particular na área da segurança marítima e também na formação de oficiais.

Manifestou, ainda, a vontade de seu país em ter Cabo Verde como um importante centro operativo logístico em missões conjuntos no combate ao narcotráfico e ao tráfico de ilícitos, tendo em conta a posição estratégica do nosso país.

Neste que foi a segunda visita do ministro da Defesa do Reino de Espanha a Cabo Verde em pouco mais de um ano, para além do encontro com o Senhor Primeiro-Ministro e com o ministro da Defesa Nacional, Pedro Morenés visitou as instalações da Policlínica da Praia, sita em Eugénio Lima, instalações essas, inteiramente equipadas no quadro das boas relações de cooperação entre Espanha e Cabo Verde.

 

PORTAL DO MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL | DESIGN E CONCEPCAO PRIME