Cerimónia de Hastear da Bandeira Nacional

Cerimónia de Hastear da Bandeira Nacional

15-07-2014

A Bandeira, Hino e Armas Nacionais são símbolos da República e visam garantir e transmitir o sentimento de união nacional e da soberania do país.

Com o intuito de reforçar o respeito pelos símbolos nacionais, nomeadamente à Bandeira Nacional e da afirmação do Estado e, enquadrado nas comemorações do 40º aniversário da Independência Nacional o Ministério da Defesa Nacional construiu o Mastro de Honra da Cidade da Praia, instalado no Quartel de Eugénio Lima.

A inauguração do referido Mastro de Honra teve lugar, no dia 11 de julho, Sexta-feira, pelas 08H00, no Quartel de Eugénio Lima, com o Hastear da Bandeira Nacional, num acto presidido por S.E o Senhor Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, contou com as presenças do Ministro da Defesa Nacional, do Presidente da Câmara Municipal da Câmara, do Chefe do Estado-Maior das FA e de ilustres personalidades civis e militares, para além da população dos bairros circundantes.

O Mastro de Honra com uma altura de vinte e cinco metros e uma Bandeira Nacional de oito metros por doze metros, perfazendo uma área de 96 metros quadrados, constitui a primeira fase de um projecto que irá contemplar, num futuro breve, uma praça miradouro de acesso público que ficará fora dos limites do Quartel, constituindo, deste modo, num local de referência para esta cidade e um espaço para a realização de cerimónias.

De salientar que em muitas partes do mundo, como por exemplo, em Brasília, Lisboa, Madrid, Nova Deli ou Paris, existe o Mastro de Honra como exaltação e dedicação à Pátria e culto aos símbolos nacionais, bem como ponto de referência nacional.

 

PORTAL DO MINISTERIO DA DEFESA NACIONAL | DESIGN E CONCEPCAO PRIME