“Nós temos motivos para reforçamos a nossa confiança na Guarda Costeira” - Janine Lélis
A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, presidiu esta quarta-feira (11 de outubro de 2023) as celebrações dos 30 anos do Comando da Guarda Costeira, tendo ao longo do seu discurso ressaltado todo o trabalho que tem sido feito por este Ramo das Forças Armadas e a importante missão que o mesmo “tem tido na garantia da defesa deste país, bem como na formação dos jovens que passam pelo serviço militar obrigatório”.
Segundo a Ministra Janine Lélis, a data é celebrada em clima de festa, “mas com os olhos postos nos desafios que a nossa realidade geográfica nos tem impostos” e que exigem “uma atenção e dedicação redobradas para que possamos continuar a garantir a segurança e a soberania do nosso país”.
Destacou “os esforços que têm sido empreendidos pelo Governo para melhor capacitar a Guarda Costeira” com mais meios humanos e materiais, nomeadamente de um meio aéreo “para cumprir com missões transversais, sejam de busca e salvamento, patrulhamento, bem como de apoio na evacuação médica”.
Neste sentido destacou que “passos significativos já foram dados neste processo”, o qual se conta concluir em 2024.
Igualmente indicou a instalação do Destacamento Militar da Guarda Costeira na ilha Brava como um dos grandes ganhos conseguidos e que resultou no aumento do campo de atuação da Guarda Costeira, a nível do interesse público e que permitiu, até setembro de 2023, a realização com sucesso, de missões de evacuação médica de 33 pacientes.
Falou da aposta na segurança cooperativa que tem permitido o firmar de acordos importantes com vista a “dar resposta às necessidades de capacitação e formação dos nossos militares e quadros, em especial para a manutenção dos nossos equipamentos navais”.
Ainda no quadro da cooperação foi possível reforçar a Guarda Costeira com mais duas embarcações de patrulha da série Defiant, frutos da cooperação bilateral com os Estados Unidos da América, que, segundo a Ministra Janine Lélis, já garantiram, para o próximo ano, o apoio orçamental com vista à reparação cabal do Navio Guardião.
Para 2024, prevê-se a recepção, no âmbito do memorando de entendimento assinado com o Instituto Camões, de mais duas embarcações semirrígidas, bem como equipamentos para assim reforçarmos a nossa capacidade de atuação nas missões de busca e salvamento, fiscalização e patrulhamento marítimo, nas nossas águas interiores, assegurou a Ministra da Defesa Nacional.
Segundo a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, “temos ganhos e temos a missão de consolidar estes ganhos para que possamos promover, efetivamente, a modernização da nossa Guarda Costeira”.
Notícias Relacionados

“Com esta aeronave, Cabo Verde afirma-se como um ator de relevância crescente nas redes internacionais de segurança marítima” – Janine Lélis O…

“Este avião representa mais do que um investimento tecnológico, representa a materialização de uma visão estratégica amadurecida” – Janine Lélis A Ministra…

MINISTRA DA DEFESA NACIONAL AVALIA O REFORÇO DA COOPERAÇÃO COM O SEU HOMÓLOGO DO BRASIL, NO ÂMBITO DO ACORDO QUADRO DOMÍNIO DA…

“Nós estamos a criar as melhores condições a nível da saúde militar, para os militares.” – Janine Lélis. Mais do que um…