Ministra da Defesa Nacional confere posse ao Novo Diretor Nacional da Defesa Maurino Évora é o novo Diretor Nacional da Defesa. A Cerimónia aconteceu esta terça-feira, 17 de setembro de 2024, tendo sido presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.
Na sua intervenção a Ministra Janine Lélis destacou a relevância e a confiança nas funções do Diretor Nacional da Defesa para o Ministério e para o Estado ressaltando que esta Direção tem, nesta nova fase, “o grande desafio de continuar a incrementar as inúmeras ações desenvolvidas até agora”, que induzem “o cumprimento do programa de governação, que propusemos ao país e que estamos a cumprir”.
Destacou os projectos importantes que o Ministério tem em curso, entre os quais a chegada do novo avião a ser operado pela Guarda Costeira, tendo reforçado este processo tem “árduo, muito complexo, altamente exigente, que requer de nós muito engajamento e assertividade”.
Fez referência ao novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, socializado e levado à discussão no Parlamento através do Debate sobre as Grandes Opões do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.
Igualmente falou do Código de Justiça Militar, do estudo para reforço do Serviço Militar Obrigatório que já esta sendo realizado, da nova Tabela de Perfis Psicofísicos e de Inaptidão, do Programa Soldado Cidadão, também revisto e em implementação, e da proposta de regulamentação do Serviço de Saúde Militar, que brevemente será levado à aprovação do Conselho de Ministros.
Por sua vez o novo Diretor Nacional da Defesa, Maurino Évora agradeceu a confiança em si depositada, tendo ao longo da sua intervenção, destacado que “a estratégia de defesa nacional deve assentar em pilares fundamentais, quais sejam a proteção da soberania, a resiliência perante ameaças não-convencionais e o fortalecimento das parcerias estratégicas”.
Em jeito de reconhecimento público, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional realçou a relevante contribuição do Diretor Nacional da Defesa Cessante, Coronel Domingos Correia, “por ter desempenhado as suas funções com dedicação e zelo, tendo por isso merecido promoção por Distinção”.
O novo Diretor Nacional da Defesa, Maurino Évora é Doutorado em Relações Internacionais com Especialidade em Estudo da Segurança e Estratégia. Desempenhou funções em vários Departamentos Governamentais, tendo sido docente e membro da Equipa Técnica do Observatório do Mercado do Trabalho, entre outras.
Notícias Relacionados

O Ministério da Defesa Nacional faz saber que encontra publicado, no link a baixo, o Anúncio do Concurso de Pré-seleção de Candidatos…

“Portugal tem sido um parceiro estratégico do desenvolvimento de Cabo Verde, tanto no plano político-diplomático como no plano empresarial” – Ministra Janine…

Já se encontra publicado o Decreto-Lei n.º 16/2025, de 4 junho, que Cria a Autoridade Aeronáutica Militar (AAM) e define as competências,…

“Na área da defesa, temos testemunhado ano após ano o fortalecimento dos laços de confiança, de troca de experiências e sinergias na…