É com imensa satisfação que o Ministério da Defesa Nacional recebeu a comunicação da adoção, pelo Conselho da União Europeia, de uma medida de assistência, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (European Peace Facility – EPF) em apoio às Forças Armadas de Cabo Verde.
Esta decisão de hoje, 8 de julho de 2025, representa um marco no âmbito da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde, em apoio ao seu pilar de estabilidade e segurança. Orçada em cerca de 12 milhões de euros e por um período de 48 meses, esta medida de Assistência visa reforçar as capacidades de defesa das Forças Armadas de Cabo Verde para proteger a soberania do país no mar e melhorar a segurança marítima regional.
O EPF fornecerá às Forças Armadas de Cabo Verde equipamentos e serviços relacionados com patrulhamento e vigilância, incluindo a entrega de um navio de patrulha oceânico e atividades de formação.
(Imagens ilustrativas)
Saiba mais aqui: https://www.facebook.com/share/p/1CvFsgRZix/
Notícias Relacionados
08/01/2026
Ministra da Defesa Nacional confere posse aos novos Comandantes da Guarda Costeira, da Logística e ao Comandante do Pessoal das Forças Armadas…
06/01/2026
“Neste novo ano, reafirmo a confiança do Governo na capacidade das Forças Armadas de enfrentar os desafios que se apresentam” – Janine…
16/12/2025
Guarda Costeira resgata tripulantes de veleiro à deriva na ilha do Sal A Guarda Costeira de Cabo Verde realizou, na manhã do…
04/12/2025
O Governo de Cabo Verde está comprometido com a paz e a estabilidade no espaço marítimo – Janine Lélis Afirmação feita pela…